Alta tecnologia e liberdade de organizar o layout das salas possibilitando inúmeras dinâmicas de uma forma simples são alguns dos conceitos que fazem parte das SMART classes implementadas na unidade Corrêa de Araújo da ESB Rio de Janeiro.

O projeto foi concebido pelo escritório FEU Arquitetura, responsável, também, pelos projetos da Unidade Sorimã e da Biblioteca da Corrêa de Araújo e por diversos outros projetos premiados no setor corporativo. O conceito completo da modernização das salas de aula foi apresentado na última reunião de pais representantes de 2018. Junto com o diretor da Escola, Walter Stooss, a equipe de arquitetos explicou como foram feitos os estudos de circulação dos alunos nas salas e corredores, condições climáticas ideais para a aprendizagem e possíveis atividades a serem desenvolvidas dentro dos novos espaços.

O novo mobiliário prevê diferentes configurações do espaço de forma ágil. As mesas serão dobráveis e com rodinhas, o que permite, por exemplo, criar um ambiente para debates em grupo em poucos minutos e de forma silenciosa. Com as novas possibilidades de organização do espaço, professores e alunos podem usar todas as paredes da sala que, também, ganharam novos revestimentos.

              SIS Smart Classes                     SIS Smart Classes

Os projetores interativos, que serão adquiridos ao longo dos próximos anos, substituirão a lousa digital existente. Além de terem uma imagem mais nítida, projetam menos sombra na superfície, dando melhor visibilidade de qualquer lugar dentro do ambiente e permitem grande interatividade com a turma. 

Todas as salas receberam instalação de cabos de rede, que fornecem agilidade e segurança máxima na conexão do professor. Também foram adquiridos novos roteadores para melhorar o desempenho da conexão dos alunos à rede Wifi da Escola.

A reforma está sendo feita em etapas, sempre durante as férias de verão, para maior conforto e segurança dos alunos. A 1ª etapa, que contemplou a reforma estrutural do prédio e as salas do 1º andar, já está concluída. A 2ª etapa está prevista para janeiro de 2020, quando será a vez de reformar as salas e corredores do 2º andar.

O novo conceito de SMART classes da SIS está em linha com os mais modernos conceitos de sala de aula do mundo, tornando o ambiente de aprendizado mais dinâmico, divertido e envolvente, não apenas para o aluno, mas para toda a comunidade escolar.

                               SMART Classes SIS         SMART Classes SIS