Desenvolvimento profissional contínuo

Não tem como falarmos de qualidade na Educação sem pensarmos na formação contínua dos professores. No Brasil, a discussão sobre o tema é recorrente e traz muitas reflexões sobre a formação inicial e a continuidade desse processo para que se propiciem práticas pedagógicas efetivas e que respondam às demandas da atualidade.

Como Escola IB, temos o compromisso de formar, continuamente, nossos professores através de cursos oficiais do IB, em diversos temas. 

Periodicamente, inscrevemos nossa equipe em Workshops de formação de educadores IB, como aconteceu recentemente, em 2020, quando toda nossa equipe de professores passou por um treinamento sobre a avaliação da aprendizagem. Agora, no segundo semestre, os professores novos, também, estão realizando cursos de capacitação, além da equipe de gestão, que está se aprofundando nos princípios de liderança para as Escolas IB.

É um grande desafio, para os educadores, integrar a formação contínua à rotina de múltiplas tarefas. E é por isso que, internamente, planejamos momentos, ao longo do ano, para a formação continuada. Pelo menos duas vezes ao ano, promovemos Workshops de formação para os professores, nos quais tratamos de temas importantes ao cotidiano escolar. Além disso, semanalmente, as equipes dos segmentos se reúnem para planejamento colaborativo e, também, para estudos de temas de relevância aos processos de aprendizagem.

Como comunidade escolar, precisamos vivenciar processos investigativos e reflexivos contínuos, a fim de fomentar o conhecimento e práticas cada vez mais significativas e prazerosas.  

Aline Costa, Coordenadora do PYP