Currículo de Educação Física da ESB ganha um reforço especial

A educação física escolar tem como objetivo desenvolver condições físicas como força, coordenação motora e resistência respiratória. Além disso, ela desenvolve aspectos sociais, pois o aluno precisa ser capaz de lidar com as diferenças, as perdas e saber trabalhar em grupo. É uma das matérias que mais apresenta aspectos preventivos, sobretudo em relação à saúde e bem-estar, pois apresenta assuntos de extrema importância como primeiros socorros, higiene pessoal e alimentação saudável como princípios fundamentais e determinantes para um bom desemprenho físico.

A educação física da ESB Rio de Janeiro trabalha com três conceitos-chaves: comunicação, relacionamento e mudança. Por isso, buscamos instruir o aluno para que ele seja questionador, instigando-o a opinar e a se posicionar criticamente em relação às atuais linhas de cultura corporal de movimento.

Além disso, muitos alunos, após a competição SIS Cup, evento internacional que reúne todas as Escolas do grupo SIS, acabam buscando se aperfeiçoar no esporte em clubes federados e alguns até terminam o colegial utilizando o esporte como entrada para universidades.

A partir de março, os alunos da 6º série ao 2º ano do Ensino Médio realizarão as aulas de educação física e saúde no Marina Barra Clube, que viabilizou todas as atividades desportivas que o clube oferece, como as quadras, piscina, sala de ginástica, tênis e campo de grama sintética. Com isso, teremos a possibilidade de trabalhar em quadras oficiais, além de oferecer aos alunos esportes antes não praticados, como vôlei de praia, tênis, natação e ginástica.

Os alunos e nós, professores, estamos muito animados de poder contar com uma estrutura diferenciada e poder proporcionar uma diversidade de esportes e atividades, seguindo um planejamento mais amplo e coerente com o que desejamos para os nossos alunos.

Roberta Leal, Coordenadora de Educação Física