InvestigAção

Ao longo de todo o ano, desenvolvemos diversas atividades que promovem a efetiva atuação dos alunos diante de situações cotidianas de aprendizagem.  Essas atividades visam, não apenas, a propiciar a aquisição de conhecimentos, mas ao desenvolvimento integral do estudante e sua formação para a vida.

Ao longo do segundo semestre, os alunos vivenciaram experiências em que puderam elaborar ideias e resolver problemas, trabalhando de forma colaborativa e desenvolvendo habilidades essenciais de um aluno IB. 

Visando ao desenvolvimento de competências para a vida, principalmente a autonomia, promovemos todos os anos a Grill Party ou Noite do Pijama, um dia em que os alunos fazem uma verdadeira festa e a típica fogueira para assar os salsichões e o pão de cobra, com receita preparada pelos próprios alunos. Esse ano, ainda em virtude dos desafios da pandemia, essa atividade foi reduzida e os alunos ficaram na Escola até as 20h. A preparação para essa atividade envolveu a elaboração de listas de compras, estimativas de valores a serem pagos, ida ao mercado, confecção da decoração para a festa e a preparação de todas as comidas em nossa cozinha. Sem dúvida, foi um momento inesquecível para nossos alunos da 3F.

No PYP, a Exposição marcou o final do Programa dos anos iniciais. Os alunos do quinto ano desenvolveram, durante alguns meses, uma investigação profunda sobre temas de interesse e relacionados ao tema Transdisciplinar: Como compartilhamos o planeta. Essa investigação foi conduzida pelos alunos e mediada pelos professores. Esse ano, foram abordados temas como a importância da Amazônia, os conflitos envolvendo diferentes temas pessoais e coletivos e a gestão dos recursos públicos.

Os pais foram convidados para uma apresentação presencial dos resultados de toda essa pesquisa e foram encorajados a refletir sobre temas relevantes para a comunidade local e, também, global.

No MYP, alguns projetos interdisciplinares, envolvendo duas ou mais disciplinas, foram desenvolvidos ao longo do semestre. Em Língua Portuguesa, os alunos da 6F elaboraram um livro de ressignificados poéticos, confeccionando a capa nas disciplinas de Artes e Designer de Produtos. 

Já as turmas de 8F construíram uma revista online, falando sobre a importância do bilinguismo. 

Os trabalhos do MYP foram divulgados pelo Teams através de fotos, textos, vídeos, links etc para que os pais pudessem apreciar as conquistas de seus filhos. 

Todos esses projetos foram encerrados com chave de ouro, mesmo em um ano, ainda, desafiador por conta da pandemia mundial. Mais uma vez, nossos alunos mostraram como estão preparados para enfrentar obstáculos e superar seus próprios limites.

Aline Costa, Coordenadora do MYP