Todos engajados no aprendizado durante a quarentena.

Desde o dia 16 de abril, as escolas no Rio de Janeiro encontram-se fechadas para evitar o alastramento do coronavírus. Assim que o decreto foi anunciado, nossas equipes pedagógica e de gestão estão engajadas para oferecerem um ambiente online de aprendizagem e troca.

Antecipou-se o lançamento do Office 365 na ESB Rio de Janeiro, que estava previsto para o 2º semestre. Já a partir da semana que vem, todos os nossos alunos terão acesso individual à plataforma. Com isso, os encontros e aulas virtuais com os professores acontecerão via TEAMs - ferramenta da Microsoft que permite interações em tempo real com vídeo, chats, trocas de arquivos, facilitando a colaboração entre professores e alunos. As aulas e os encontros virtuais também sido uma solução valiosa tanto para troca, quanto para encurtar um pouco a distância entre eles, ainda que virtualmente.

“Desde o início do planejamento das atividades online, a Escola optou por uma proposta que mesclasse experiências síncronas e assíncronas. Nas primeiras, alunos e professores estão no mesmo instante e no mesmo ambiente virtual. Nas assíncronas, o aluno trabalha de forma autônoma, realizando tarefas que são planejadas pelo professor”, explica a coordenadora do Primary Years Programme (PYP) Aline Costa.

Os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I têm postado, semanalmente, através do SIS E-Learning Portal toda agenda de atividades e aulas da semana com conteúdo em vídeos, ebooks, áudios, links, fóruns... Como os alunos desses segmentos precisam do suporte dos responsáveis, a entrega semanal possibilita que cada família se organize de acordo com suas rotinas individuais. As reuniões virtuais junto com os professores são agendadas sempre no mesmo horário.

Já os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, que possuem maior autonomia, contam com uma agenda mais intensa de postagens e encontros de acordo com a grade horária estabelecida para cada matéria e turma. 

Se por um lado nossa equipe tem se esforçado na produção de um conteúdo dinâmico e na preparação de um ambiente online inovador, por outro, nossos alunos e suas famílias têm se engajado e contribuído para manter o processo de aprendizado vivo. A parceria com eles é fundamental e agradecemos todos pelo envolvimento durante esse período desafiador. Em breve, estaremos reunidos novamente ao vivo em nossas salas de aulas na Araújo e na Sorimã.