Projeto "Falando para todo mundo ouvir"

Todos nós temos ideias que gostaríamos de dividir com os demais. Por isso, os alunos do ensino fundamental II da SIS Brasília participaram do projeto “Falando pra todo mundo ouvir”.  Cada aluno escolheu um tema de relevância social, escreveu um pré-projeto, que norteou uma pesquisa científica, orientada por professor da área de interesse do discente. Em seguida, os alunos participaram de um treinamento sobre técnicas de oratória, a fim de desenvolver competências de comunicação oral, gerenciamento do tempo, organização de ideias, dicção, impostação de voz etc.

O projeto culminou com apresentações online para a comunidade escolar, nas quais foram expostos diversos desafios contemporâneos e propostas para solução de problemas. Os jovens são otimistas, acreditam que podem fazer a diferença, têm espírito empreendedor e são ultraconectados. Eles acreditam na mudança. 

Ao trabalhar a perspectiva de modificar o mundo, trabalham-se, automaticamente, os desejos, os sonhos, as aspirações. O projeto contribui para que os alunos tenham uma aprendizagem mais ampla e significativa, refletindo sobre suas escolhas cotidianas como cidadãos críticos e empáticos e desenvolvendo o senso crítico. Além disso, colocamos em pauta diferentes pontos de vista, já que cada um interpreta à sua maneira o mundo que nos envolve. 

A atividade foi uma preparação para os projetos do programa Middle Years Programme (MYP) do International Baccalaureate (IB) que, além do rigor acadêmico, conecta a sala de aula com o mundo real. A SIS Brasília é uma escola candidata oficial ao programa MYP para 2021. 

Juliana Barros, Professora de português