A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) anunciou, através de seu edital para o vestibular de inverno 2019, que passará a aceitar o Diploma do International Baccalaureate (IBDP ou IB Diploma) para ingresso nos cursos de graduação. De acordo com o edital (disponível para consulta em Vestbular PUC-Rio), candidatos portadores do IB Diploma com pontuação final de 30 ou mais pontos, poderão concorrer diretamente a uma vaga na instituição. Nos últimos anos, o IB Diploma vem ganhado maior notoriedade entre as universidades brasileiras (já sendo aceito por outras instituições particulares tais como FGV, IBMEC e ESPM).

Estamos muito satisfeitos com o reconhecimento dado ao valor da formação baseada na investigação, que é oferecida aos alunos, que passam pela experiência de estudar em uma escola IB. A ESB Rio de Janeiro se orgulha de oferecer o IB Diploma desde 2011, e de ser a única escola no Rio de Janeiro com o IB Continuum - promovendo, além do IB Diploma, os programas dos anos iniciais, Primary Years Programme (PYP), e dos anos intermediários, o Middle Years Programe (MYP). Assim, nossos alunos têm a oportunidade de se engajarem em projetos de pesquisa desde o início de suas vidas escolares. O pensamento crítico começa a ser trabalhado no PYP, é aprimorado durante os anos passados no MYP e culmina com os alunos sendo capazes de realizar pesquisas, de forma autoral e independente, durante o IB Diploma.

O reconhecimento dado pela PUC-RJ vem solidificar, ainda mais, a certeza que temos sobre a qualidade associada aos programas do International Baccalaureate (IB). Acreditamos que outras universidades brasileiras, também, reconhecerão, futuramente, o valor do IB Diploma e que o mesmo será cada vez mais aceito como via de ingresso ao ensino superior, como já acontece nas mais prestigiadas universidades do mundo.