SIS Best Essay Award 2019 winner!

O tema precisa englobar a ideia de serviço direto, serviço indireto ou alguma iniciativa de conscientização, podendo ser realizado em qualquer esfera da comunidade, seja ela, a comunidade escolar, a sociedade em geral ou mesmo alguma comunidade em situação de vulnerabilidade.

O guia MYP para projeto oferece as ferramentas para o desenvolvimento das etapas do trabalho. Em trios, duplas ou individualmente, os estudantes contam com o auxílio de um orientador escolhido entre o corpo docente e, assim, cada projeto vai se tornando realidade.

Definidas as etapas de planejamento e investigação, os estudantes seguem para as mais variadas ações. Em 2019, tivemos temas para todos os públicos: educação financeira, educação no trânsito, conscientização sobre bulimia e anorexia, voltados para a comunidade escolar; a preocupação com o meio ambiente em um projeto visando a preservação dos oceanos e diminuição do uso do plástico e micro plástico, atingindo vários públicos, inclusive através da internet; doações de livros, roupas e alimentos para organizações não-governamentais, além de ações efetivas para apoio de crianças em um projeto localizado no município de Duque de Caxias, região da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

Essa foi somente uma amostra das inúmeras possibilidades abraçadas pelos nossos estudantes motivados pelo desejo de mudar a sociedade em que vivem. Os objetivos que são alcançados em cada projeto contribuem para os envolvidos, mas as iniciativas se revelam importantes principalmente para o amadurecimento dos próprios estudantes que têm, nesse processo, a oportunidade de desenvolverem várias habilidades, tais como autogestão, social, de comunicação e, principalmente, de reflexão. Os alunos se tornam protagonistas dos processos de aprendizagem e contribuem para o desenvolvimento de um olhar sensível para a sociedade em que estão inseridos e para a qual estão sendo preparados para atuarem como cidadãos responsáveis.

Aline Selano