News

Mostra Cultural 2016

Imagine um momento especial onde a Escola é transformada pelos próprios alunos, e esses alunos tenham a liberdade de criar ambientes, que evidenciem as aprendizagens adquiridas in loco. Foi assim que aconteceu a Mostra Cultural, na qual as turmas do Ensiño Fundamental II compartilharam, com os visitantes, um pouco da vivência da Semana de Estudos e da sua arte.

Durante a Mostra Cultural 2016, os alunos do Ensino Fundamental II montaram salas temáticas, mostrando todo o trabalho vivenciado durante a Semana de Estudos, que ocorreu em junho de 2016.

O foco pedagógico para a realização dessa semana, foi discutido e avaliado pela equipe de professores, num trabalho em conjunto com a Coordenação e com a empresa Veronese, que viabilizou as acomodações, alimentação e as atividades pedagógicas e, a partir daí, cada série foi direcionada para um destino diferente.

As turmas 6F SA/SF puderam aprender mais sobre geografia, através do contato com a região da Costa do Sol, podendo, também, conhecer a arqueologia pré-histórica através dos sítios arqueológicos dos Sambaquis.

As turmas 7F SA/SF tiveram contato com artes e teatralização, na região Serrana do Rio de Janeiro, além de aprofundarem os conhecimentos, de forma lúdica, a respeito da história do Império brasileiro. Já as turmas 8F SA/SF fizeram uma imersão na história de Minas Gerais, passando a semana nas cidades de Belo Horizonte, Ouro Preto, Tiradentes, dentre outras, além de experimentarem as sensações que a arte oferece, num contato muito proveitoso com Inhotim - considerado o maior museu a céu aberto da América Latina.

Por fim, a Costa Verde do Rio de Janeiro foi o local escolhido para o acampamento das turmas 9F SA/SF, onde puderam colocar em prática a investigação com foco na ecologia, observando os ecossistemas da Mata Atlântica. Além de aprofundar os conhecimentos pedagógicos, em todos os roteiros foram priorizados os momentos de integração, com o intuito de desenvolver as habilidades sociais, tão necessárias para o reconhecimento do outro e o respeito às diferenças.

Esses ambientes, reproduzidos na Mostra Cultural, foi uma excelente oportunidade dos alunos evidenciaram os conhecimentos adquiridos, além de poderem reavaliar os momentos mais relevantes da Semana de Estudos. Além de observarem todo o trabalho realizado pelos alunos, durante essa semana, os visitantes tiveram, também, a oportunidade de visitar a Vernissage de Arte, para a qual os alunos criaram obras em grupo, entrando no espírito de Van Gogh e Picasso.

Foi um momento especial para mostrar o trabalho que vem sendo realizado nesse segmento.