Admissão para as universidades alemãs

Mais informações

Normalmente, essas provas são aplicadas na Alemanha, porém, esse ano, os Studienkollegs de Bochum, Marburg, Darmstadt e Thϋringen disponibilizaram a realização das provas de acesso nas escolas brasileiras, no Rio de Janeiro.
Os Studienkollegs são escolas preparatórias para o ensino superior e oferecem ao estudante estrangeiro aulas de aperfeiçoamento na Língua Alemã, com conteúdos específicos para a área na qual esse estudante pretende cursar na faculdade. Após dois semestres de estudos na instituição, os alunos passam por uma prova (Feststellungsprüfung), que inclui diferentes matérias como Matemática, Ciências, Economia e Línguas. Após a aprovação, eles se candidatam a uma vaga na faculdade de sua preferência. Como os cursos no Studienkolleg são específicos para a área de aplicação na faculdade, é importante o aluno decidir, com antecedência, qual o curso de graduação que pretende cursar.

Mais informações sobre o acesso ao ensino superior alemão podem ser encontradas no site http://www.studienkolleg-express.com/ , mantido pelo representante da Coordenação para o Ensino da Língua Alemã como Idioma Estrangeiro da ZfA (Zentralstelle für das Auslandsschulwesen), Wolfgang Theis.