Ensino Médio

Diploma IB e ENEM – suas qualificações e resultados conferem aos alunos a liberdade para seguir qualquer caminho acadêmico que escolherem.

No ensino médio, a Escola Suíço-Brasileira by SIS Swiss International School (ESB) oferece uma opção atraente aos alunos: Certificado de Conclusão de Ensino Médio Brasileiro e o Diploma International Baccalaureate (IB). Com ambos, em mãos, não há limites para as oportunidades educacionais disponíveis aos nossos alunos.

Ensino médio bilíngue

Nosso Ensino Médio bilíngue é aprovado pelo Secretaria Estadual de Educação. Após três anos, obtém-se o Certificado de Conclusão de Ensino Médio Brasileiro e o Diploma International Baccalaureate (IB). O português e o inglês são as línguas de ensino e todos os alunos continuam com suas aulas de alemão e francês. No primeiro ano do ensino médio, os alunos concluem o Middle Years Programme (MYP), cujo resultado é a apresentação de seu projeto pessoal, tarefa que os acompanha durante todo o ano. O MYP é a base perfeita para ingressar com sucesso no Programa do Diploma IB. Durante os dois últimos anos, os alunos são preparados simultaneamente para o Diploma IB e para o Certificado de Conclusão de Ensino Médio. Isso inclui a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), assim como para os vestibulares das universidades brasileiras.
 

Uma formação geral abrangente

No ensino médio, os alunos desfrutam de uma formação geral que é ao mesmo tempo abrangente e especializada. Nossa principal prioridade é capacitá-los para que compreendam os ambientes natural, cultural e tecnológico que os cercam, seja no Brasil, seja mundo afora. Isso inclui, entre outras coisas, excursões pedagógicas, acampamentos, passeios em instituições culturais e científicas, visitas a teatros, participações em competições esportivas e acadêmicas, sessões de leitura com autores e performances musicais dentro das esferas culturais alemã, inglesa e francesa, além de projetos junto à comunidade local.

Conhecimentos de informática e certificados de idiomas

Além da capacidade de participar de aulas multilíngues de uma forma natural, nossos alunos também adquirem conhecimentos sólidos e práticos de informática. Além disso, eles têm a oportunidade de obter certificados de idiomas em inglêsfrancês e alemão.

Certificado de Conclusão de Ensino Médio e Diploma International Baccalaureate (IB)

Nossos alunos se formam em nosso Ensino Médio bilíngue e recebem o Certificado de Conclusão de Ensino Médio. Entretanto, por sermos uma IB World School reconhecida, também oferecemos aos nossos alunos a oportunidade de obter simultaneamente o Diploma International Baccalaureate (IB). Durante seus dois últimos anos no ensino médio, eles seguem um programa integrado que os prepara para ambas as provas. Essa dupla qualificação torna-os igualmente preparados para dar continuidade aos estudos em uma universidade no Brasil ou no exterior.

A combinação academicamente desafiadora do Certificado de Conclusão de Ensino Médio com o Diploma IB, é oferecida em poucas escolas brasileiras, o que faz com que este seja um dos diferenciais de se estudar na SIS.


 

International Baccalaureate (IB)

O Programa do Diploma IB é a preparação ideal para os estudos universitários em países onde se fala inglês, francês ou alemão. As disciplinas específicas são incrementadas com métodos de ensino e aprendizagem comumente utilizados em cursos universitários de graduação.

Algumas delas são ministradas exclusivamente em inglês, com material correspondente nesse mesmo idioma, o que prepara muito bem os alunos para os exames IB, ministrados somente em inglês.

O Programa do Diploma IB possui um alto nível acadêmico e é bem equilibrado em suas disciplinas. Uma vez concluído, os alunos obtêm uma visão ampla das ciências humanas e exatas. Enquanto escola bilíngue, colocamos uma grande ênfase nos idiomas.

Além das disciplinas acadêmicas, o programa é caracterizado por dois componentes distintos: de um lado, a disciplina Criatividade, Ação, Serviço (CAS) dá aos alunos a oportunidade de participar ativamente em atividades artísticas, esportivas e social; de outro lado, o curso de teoria do conhecimento ensina os alunos a desenvolver a capacidade de pensamento crítico e autônomo.


 

Silhueta de aluno do ensino médio lendo