Conceito educacional

Vivemos de forma consistente, mas não de maneira uniforme, a cultura da educação - em dois continentes, três países e em 16 lugares.

O nosso conceito educacional é a essência da nossa abordagem pedagógica, social, didática e empresarial; mas cada conceito só é validado quando colocado em prática no cotidiano da vida escolar – motivo pelo qual fazemos de cada um a nossa prioridadede na vida diária.

Nossos alunos, juntamente, com as suas necessidades de aprendizagem estão no centro dos nossos esforços. Isso é colocado em prática, levando em conta os seguintes oito aspectos:

Conceito educacional

Experiência bilíngue

A língua portuguesa e uma segunda língua (inglês, alemão ou francês, conforme a escolha) desempenham o mesmo papel na comunicação dentro da Escola – na sala de aula e em todas as partes do dia-a-dia da vida escolar. Consequentemente, as crianças aprendem a se expressar em duas línguas com naturalidade e confiança.

A nova língua é adquirida através do método de imersão, que convida as crianças a um mergulho no novo idioma. No âmbito do método de imersão, os alunos utilizam a segunda língua para se relacionarem com o mundo de uma forma lúdica e completamente natural. Ficam imersos em um ambiente onde apenas o idioma estrangeiro é utilizado. Como resultado, eles aprendem, inconscientemente, perdendo suas inibições iniciais – e a língua estrangeira torna-se natural para eles. As crianças começam a desenvolver uma compreensão passiva do idioma, adquirida, por exemplo, através da utilização de imagens, gestos e símbolos. E então, gradualmente, passam a utilizar ativamente a segunda língua. Em outras palavras, a língua estrangeira é adquirida de forma similar à língua materna – com o desenvolvimento linguístico da criança e o conhecimento sobre o mundo evoluindo simultaneamente.

Estudos científicos e a nossa experiência na SIS mostram os seguintes resultados:

  • Vários anos de ensino utilizando o método de imersão resultam em habilidade quase nativa no segundo idioma.
  • Os melhores resultados são alcançados através de uma imersão precoce e extensiva, antes do início da escolarização formal.
  • O desenvolvimento da língua materna não é afetado negativamente.
  • O método de imersão não só promove a aquisição de uma nova língua, mas também o desenvolvimento cognitivo da criança - por exemplo, a consciência linguística, a criatividade e sua capacidade de "pensar fora da caixa".

Na SIS Swiss International School, as crianças podem aprender tanto o português quanto a segunda língua através da imersão – ainda que não sejam falantes nativos de nenhuma delas.

Os professores da SIS não apenas utilizam seus próprios idiomas de origem em sala de aula, como também no recreio, no almoço e durante eventos e excursões.

A presença do idioma e o método de imersão expõem os alunos às dimensões culturais, emocionais e racionais da segunda língua. Essa é a base para o desenvolvimento da fluência completa.


 

Abordagem independente e centrada em valores

A SIS Swiss International School possui uma filosofia de ensino não ideológica, mas fundamentada em valores essenciais claramente definidos. Empenhamo-nos em personificar os valores que são importantes para nós e que procuramos transmitir para os nossos alunos: honestidade, reconhecimento, responsabilidade pessoal e comprometimento. Essas qualidades estão no cerne de como interagimos com as crianças e jovens adultos que nos são confiados.

Nosso objetivo é dar apoio aos alunos na criação de sua própria identidade cultural, linguística e social, de modo que eles possam:

  • tornar-se indivíduos com um forte senso de comprometimento e responsabilidade pessoal por suas ações
  • relacionar-se com outras pessoas, línguas e culturas com abertura, boa vontade e respeito
  • pensar e agir tanto como cidadãos globais quanto como membros de sua comunidade local 

 

Comunidade escolar em período integral

Para atender as necessidades das famílias modernas e dos pais com vida profissional assoberbada, nossa Escola em período integral oferece um programa estruturado e desafiador, que inclui:

  • lições em sala de aula com horário fixo
  • almoço
  • dever de casa supervisionado
  • supervisão e atividades extras

Para os nossos alunos, a escola é um lugar para aprender e crescer - um ambiente estável e benéficio onde eles possam se sentir seguros e propriamente desafiados. Além disso, comer, brincar e trabalhar juntos, dá a eles a oportunidade de aprender a partilhar, desenvolver a assertividade e ter orgulho de suas realizações.


 

Desempenho na diversidade

Ao proporcionar um ambiente variado e estimulante, a SIS Swiss International School possibilita aos alunos que obtenham a excelência acadêmica e alcancem resultados que os deixem contentes e orgulhosos.

Uma vez que os nossos professores são provenientes de diferentes culturas de ensino e aprendizagem, eles podem mostrar às crianças uma variedade de maneiras de abordar e resolver problemas. Com base nesse manancial de métodos diferentes, somos capazes de abordar diferentes tipos de alunos. Além disso, o uso adequado das modernas tecnologias de ensino auxiliam e aprimoram os processos de ensino e aprendizagem.

O conteúdo educacional baseia-se nas normas e diretrizes curriculares respectivos de cada estados, sendo complementado por elementos internacionais. Também desenvolvemos na SIS os nossos próprios materiais e currículos para as principais disciplinas, com o objetivo de dar conta das demandas específicas apresentadas por um contexto bilíngue de uma maneira bem fundamentada e significativa.

O mundo de hoje exige que as pessoas mantenham um aprendizado contínuo e independente. A fim de munir seus alunos com as habilidades necessárias, os professores da SIS colocam as crianças e sua sede natural pelo conhecimento no centro da aprendizagem. Eles os encorajam a fazer perguntas e a investigar. Eles confiam na capacidade dos alunos e lhes apresentam os desafios certos. Pouco a pouco, as crianças são então apresentadas a novas formas e métodos para adquirir conhecimento de modo independente e colocar as suas habilidades em prática.

É nosso objetivo promover a aprendizagem como parte integrante da vida e dar aos jovens a oportunidade de se tornar pessoas com capacidade de reflexão, sede de conhecimento e autonomia. Os alunos da SIS são encorajados a atingir o seu pleno potencial e superar as suas próprias expectativas. Além disso, mantemos um contato próximo com os pais e discutimos regularmente o progresso na aprendizagem de seus filhos.
 

Educação internacional – visão local

A comunidade de alunos, pais e professores da SIS Swiss International School é composta por uma variedade de nacionalidades e origens. Temos o prazer de acolher as crianças locais, como também as crianças de famílias estrangeiras. Oferecemos ao aluno um ambiente escolar vívido e diversificado, que promove, simultaneamente, uma consciência mais ampla do mundo e uma relação com o ambiente que lhe é imediato. A nossa intenção é que os nossos alunos se formem na SIS como “cidadãos globais” com uma forte consciência de suas origens.
 

Continuidade da educação infantil ao ensino médio

A SIS oferece um conceito exclusivo de ensino unificado. Com educação infantil, ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio em uma só instituição – às vezes até mesmo no mesmo prédio – garantimos uma transição suave de uma série à outra. Eventos e atividades entre as turmas e séries são parte integrante do ano letivo. Dessa forma, as crianças e adolescentes são capazes de vivenciar uma comunidade em que os mais novos podem aprender com os mais velhos, e vice-versa.
 

Reconhecimento nacional e internacional

As escolas SIS no Brasil são reconhecidas pelas autoridades nacionais de educação. Nossos alunos participam de provas nacionais e internacionais comparativas e obtêm regularmente resultados muito bons. Aos nossos alunos do ensino médio, oferecemos uma preparação direcionada ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ao mesmo tempo, eles obtém o International Baccalaureate (IB) e, portanto, uma qualificação para ingresso em universidades reconhecidas mundialmente. A desafiadora combinação entre o ENEM e o IB oferece aos nossos alunos uma ampla gama de possibilidades para continuar os estudos no Brasil ou no exterior.
 

Rede consolidada

Nossas escolas são integrantes do Grupo SIS, pioneiro em educação bilíngue desde 1999. Atualmente, mais de 3.400 alunos frequentam as nossas 16 escolas SIS na Suíça, na Alemanha e no Brasil. A rede SIS garante padrões de qualidade consistentes. As estruturas e processos em nossas diversas unidades são avaliados e aprimorados continuamente. Nossa organização internacional proporciona ainda aos professores e alunos uma plataforma para troca de experiências e conhecimentos que vai além das fronteiras nacionais. Ademais, as escolas da SIS são reconhecidas como IB World Schools, o que as torna membros de uma organização educacional de renome internacional. A SIS é um empreendimento junto do Grupo Educacional Suíço Kalaidos e do Grupo Alemão Klett.